Páginas

Quem sou eu

Minha foto
SOMOS ALUNAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIFENAS-BH E MONTAMOS ESTE BLOG PARA MOSTRAR A IMPORTANCIA DAS FRUTAS NO NOSSO DIA A DIA PRINCIPALMENTE NA VIDA DA CRIANÇADA EM FASE DE CRESCIMENTO.

sábado, 26 de novembro de 2011

MANGA: RESISTINDO AOS MITOS PARA AJUDAR NA SUA SAÚDE


Redação do diariodepernambuco.com.br
A manga, além de saborosa e perfumada, é uma ótima opção para receitas, também possui propriedades importantes na prevenção e combate a doenças. Rica em vitaminas A e C, a fruta possui também as vitaminas B1, B2 e B5, além de ferro, cálcio, fósforo, proteínas e gorduras. Da vitamina A, cuja matéria-prima é o betacaroteno, que traz a propriedade de combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das nossas células.
De acordo com profissionais da saúde, a manga age no combate da bronquite e é depurativa de sangue, favorecendo a diurese. Quando consumida em jejum, também combate acidez e outras enfermidades do estômago.
A manga também possui potássio, um mineral que ajuda a manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Recentes pesquisas sugerem que o potássio pode ter ação anticancerígena. Fósforo, magnésio e ferro, em menores quantidades, também estão presentes. Eles entram na composição dos músculos, sangue, ossos, dentes e hormônios.
Apesar de todas essas vantagens da manga em atributos nutricionais, uma série de mitos envolve essa fruta tão saborosa e nutritiva, limitando o seu uso entre as pessoas. O mais difundido é que não se deve misturar a manga ao leite, sob o risco de sentir fortes dores abdominais, o que não tem nenhuma procedência científica. Chupar manga e tomar leite em seguida só pode fazer mal se a manga estiver passada e o leite estiver azedo. Estudiosos afirmam que tabus alimentares como esse têm raízes em tradições religiosas ou culturais. Também não há mal em ingeri-la à noite, já que a fruta auxilia nos movimentos intestinais para liberação do bolo fecal.
Portanto, não tenha medo em degustar desse importante alimento para nossa saúde, já  que não há nenhum fundamento científico que contraindique a associação da fruta a outros alimentos e que impeça a ingestão em horários específicos. Esteja tranquilo para ampliar o uso da fruta em todos os momentos possíveis da sua alimentação e tenha uma Saúde Plena!
Por Éverton Oliveira, da Redação Saúde Plena

Data Edição: 08/08/2011Fonte: http://diariodepernambuco.com.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário