Páginas

Quem sou eu

Minha foto
SOMOS ALUNAS DO CURSO DE NUTRIÇÃO DA UNIFENAS-BH E MONTAMOS ESTE BLOG PARA MOSTRAR A IMPORTANCIA DAS FRUTAS NO NOSSO DIA A DIA PRINCIPALMENTE NA VIDA DA CRIANÇADA EM FASE DE CRESCIMENTO.

sábado, 26 de novembro de 2011

23/11 - UVA: AMIGA DO CORAÇÃO E DA JUVENTUDE


Consumo da fruta pode prevenir doenças cardíacas e o envelhecimento precoce

 

Uva Rio - Além de gostosas, as uvas podem ser grandes aliadas da saúde. Elas têm alto valor nutritivo e poderosos antioxidantes, os flavonoides, que aumentam a concentração de HDL (colesterol bom) no organismo. Segundo especialistas, o consumo da fruta também ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, a pressão arterial e o envelhecimento precoce.

“O ideal é consumir a uva com casca e sementes. Isso porque a vitamina F, presente nas sementes, estimula o crescimento infantil. Outro benefício provém da vitamina A, que evita o envelhecimento precoce”, diz a nutricionista Marcela Guimarães.

Já o presidente da Associação Comercial dos Produtores e Usuários da Ceasa Grande Rio, Waldir de Lemos, lembra que as vitaminas são fundamentais para o desenvolvimento de bebês. “Gestantes devem consumir uvas”, diz.

Mas os benefícios não se restringem somente à fruta. Especialistas destacam que o vinho tinto e o suco de uva concentrado podem (e devem) ser consumidos diariamente, por seus benefícios cardiovasculares. “Um a dois cálices durante as refeições é o ideal”, recomenda a médica ortomolecular Luciana Granja.

No entanto, a ingestão de vinho deve ser evitada por gestantes, pessoas com problemas gastrointestinais, com tendência ao alcoolismo, ou que sofrem de cefaleia.

“Para essas pessoas, o melhor é ingerir o suco concentrado de uva. O álcool gera radicais livres, moléculas instáveis de oxigênio que podem também causar danos aos tecidos dos vasos”, diz Luciana.

Já o vinho branco e o suco de uvas brancas não têm o mesmo benefício. “Uvas brancas ou verdes não contêm os flavonoides que as pretas e rosadas possuem”, explica.

Data Edição: 23/11/2011Fonte: O Dia

Data Edição: 23/11/2011Fonte: O Dia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário